Blog do Moisés Dutra
BrasilNotícias

Brasil tem 209 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas; Antídoto é aplicado

O Ministério da Saúde divulgou, neste domingo (5), um balanço atualizado dos casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas no país. Até o momento, o Brasil possui 209 casos em investigação e 16 casos confirmados, sendo 14 no estado de São Paulo e dois no Paraná.

As informações são consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

Ao todo, 13 estados e o Distrito Federal registraram casos notificados, dentre eles estão Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. 

Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados, enquanto o Ceará notificou seu primeiro caso suspeito.

Óbitos em investigação

Até o momento, o país registra 15 óbitos com possível relação com a intoxicação. Destes, dois foram confirmados no estado de São Paulo. As outras 13 mortes permanecem em investigação.

Distribuição de antídoto

Para enfrentar a situação, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque.

Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados:

  • Pernambuco: 240 ampolas
  • Paraná: 100 ampolas
  • Bahia: 90 ampolas
  • Distrito Federal: 90 ampolas
  • Mato Grosso do Sul: 60 ampolas

As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) por hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Além disso, a pasta informou que fechou um contrato para a compra de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento usado como antídoto para intoxicações por metanol. O produto será importado do Japão e a previsão é que chegue ao Brasil ainda na próxima semana.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais