As fortes chuvas voltaram a atingir várias regiões do Amazonas nas últimas 24 horas, com destaque para o município de Parintins, que registrou os maiores volumes de precipitação do estado. De acordo com dados do CEMADEN, divulgados às 7h20 desta quarta-feira (8), a estação São José, em Parintins, acumulou 77,2 milímetros de chuva, enquanto a estação localizada no Centro registrou 67,6 milímetros.
.jpg)
Outros municípios também apresentaram índices elevados, como Nova Olinda do Norte (54,7 mm), Humaitá e Autazes (ambos com 44,6 mm), além de Manacapuru, que registrou 39,6 mm. Os volumes ultrapassam o limite considerado de atenção para áreas urbanas e ribeirinhas, podendo provocar alagamentos, deslizamentos e transtornos à população.
A Defesa Civil do Amazonas acompanha a situação e alerta para o risco de eventos extremos, especialmente em comunidades vulneráveis. Moradores devem ficar atentos a sinais de instabilidade no solo, aumento repentino do nível dos rios e evitar áreas de risco durante tempestades.