Uma passageira precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ficar presa na catraca de um ônibus da linha 016, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus.
O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o 6º Grupamento Bombeiro Militar (6º GBM) do CBMAM atuaram no local. Para libertar a mulher com segurança, os bombeiros usaram um equipamento desencarcerador para cortar a estrutura metálica da catraca. Após o atendimento, a senhora foi liberada e seguiu viagem tranquilamente.
Em nota sobre o episódio, que envolveu uma passageira obesa, o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas) lamentou o ocorrido.
O sindicato reforçou que a Lei Municipal nº 1.632/2012 já garante a pessoas obesas o direito de acesso ao veículo pela porta dianteira, sem a necessidade de passar pela catraca. O Sinetram esclareceu que essa facilidade de acesso mantém, no entanto, a obrigatoriedade do pagamento da passagem.
O Sinetram afirmou que orienta seus colaboradores a seguir a legislação e reafirmou seu compromisso com a inclusão e o bom atendimento, indicando que trabalha para aprimorar o treinamento dos profissionais e garantir um serviço humanizado.