Blog do Moisés Dutra
Alerta

Jovem de 25 anos morreu após 50 dias em coma ao tomar gin com metanol

Rafael Anjos Martins, de 28 anos, morreu em um hospital de Osasco (SP) nesta quinta-feira (23) após 52 dias em coma por intoxicação causada pelo consumo de gin adulterado com metanol. O jovem ingeriu a bebida em um encontro com amigos no início de setembro, após comprá-la em uma adega na Cidade Dutra, Zona Sul de São Paulo.

Horas depois de beber, Rafael começou a sentir tontura, fortes dores de cabeça e perda de visão. Em um áudio enviado a uma amiga, ele relatou: “Está tudo rodando, parece que estou com a pressão baixa”. Levada às pressas ao hospital, a vítima foi diagnosticada com intoxicação por metanol e internada na UTI de um hospital em Osasco, onde permaneceu em ventilação mecânica até a morte.

A Polícia Civil abriu inquérito e apreendeu as garrafas consumidas e outras 14 lacradas encontradas na adega para perícia. A morte de Rafael ainda não foi incluída nas estatísticas oficiais, mas o governo de São Paulo já confirmou sete óbitos por intoxicação por metanol.  Segundo o boletim de ontem (22) do Ministério da Saúde, o país já registra 10 mortes e 53 casos confirmados de intoxicação por bebidas adulteradas.

O laudo médico apontou 155 mg/l de metanol no sangue — nível considerado letal. Médicos explicam que o metanol é um álcool de uso industrial que, quando ingerido, causa danos graves ao fígado, cérebro e nervos, podendo levar à cegueira, coma e morte

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais