O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta sexta-feira (24), que o encontro com Donald Trump deve ocorrer nos próximos dias, mas precisamente no domingo (26). O momento deve ocorrer em Jacarta, na Indonésia, mas deve ser curto e objetivo, segundo o Itamaraty.
Segundo Lula, o encontro ainda está em fase de alinhamento diplomático, mas deve ocorrer à margem de um evento internacional com a presença de líderes de diversas nações. “Estamos abertos ao diálogo com todos os países, inclusive os Estados Unidos. Se houver oportunidade, conversaremos com o presidente Trump sobre temas de interesse mútuo”, afirmou.
A pauta do possível encontro pode tratar de cooperação para preservação da Amazônia, questões geopolíticas, mas principalmente, relações comerciais entre Brasil os dois países, que incluem o tarifaço aplicado por Trump como represália pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Embora o Itamaraty dê a reunião como praticamente certa, os EUA não confirmou o encontro e a Casa Branca não anunciou nada relacionado à pauta.

