Blog do Moisés Dutra
Operação

Operação interdita 49 postos no Norte e Nordeste ligados ao PCC

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (5) a Operação Carbono Oculto, que interditou 49 postos de combustíveis em 16 cidades dos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins. A ação investiga um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) por meio de empresas de fachada e fraudes no setor de combustíveis.

Entre os alvos estão postos localizados em Teresina, Altos, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Corrente e Bom Jesus (PI); São Luís, Imperatriz, Balsas e Açailândia (MA); e São Miguel do Tocantins (TO).

A operação contou com o apoio do Gaeco, da Receita Federal e de forças estaduais. Além das interdições, foram apreendidos carros de luxo, imóveis, ativos financeiros e uma aeronave. Um dos principais alvos é o empresário Haran Santhiago Girão Sampaio, apontado como operador financeiro do esquema.

Segundo as investigações, o grupo criminoso teria movimentado R$ 5 bilhões em recursos ilícitos, utilizando fintechs, fundos de investimento e redes de postos para ocultar patrimônio e lavar dinheiro.

A Polícia Civil informou que novas fases da operação devem ocorrer em outros estados, ampliando o cerco ao braço financeiro da facção.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais