Blog do Moisés Dutra
Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova plano de paz de Trump para Gaza

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta segunda-feira (17), o plano de paz apresentado pelo governo dos Estados Unidos, liderado pelo então presidente Donald Trump, para a reconstrução de Gaza. A resolução foi adotada com 13 votos a favor e as abstenções de Pequim e Moscou.

A essência do plano reside na autorização para o envio de uma força internacional de estabilização com um mandato abrangente, incluindo a supervisão de fronteiras e a garantia da segurança. O plano também estabelece o desarmamento do grupo Hamas e acena com um possível caminho futuro para a criação de um Estado palestino independente. A resolução também endossa a criação de um Conselho de Paz, presidido por Trump, como autoridade de transição até o final de 2027.

Apesar de a Rússia ter apresentado uma resolução concorrente, o país optou pela abstenção na votação, juntamente com a China, evitando o uso do poder de veto que bloquearia a adoção do plano americano. Tal gesto foi fundamental para que a proposta seguisse adiante, refletindo a expectativa dos EUA e de outros países por uma posição que não travasse os esforços de paz.

Após a aprovação da ONU, o grupo Hamas emitiu uma declaração rejeitando veementemente a resolução. O grupo terrorista insiste que sua resistência contra Israel é “legítima” e, por isso, recusa-se a entregar suas armas conforme previsto no plano. Essa intransigência do Hamas indica que a implementação da força internacional e, sobretudo, a desmilitarização do território, serão os maiores desafios que o Conselho de Paz e a comunidade internacional terão de enfrentar nos próximos meses.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais