A Defesa Civil do Amazonas emitiu dois alertas de chuvas intensas para o estado nesta quarta-feira (26). Os avisos cobrem diferentes regiões e indicam ventanias violentas com riscos de desastres naturais.
O primeiro alerta abrange os municípios das calhas do Médio e Baixo Rio Negro, Baixo Solimões, Baixo Purus (Beruri), Baixo Madeira (Borba e Nova Olinda do Norte) e a Região Metropolitana de Manaus. Ele prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
Há risco baixo de alagamentos, quedas de galhos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia. O segundo alerta, é mais perigoso e se estende para os municípios das calhas do Alto e Médio Rio Negro, Alto e Médio Solimões, Juruá, Purus, Madeira, Autazes e Maués.
Ele indica possibilidade de chuvas mais intensas de até 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h. O risco é maior para alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e cortes de energia. O alerta vale para até a manhã de quinta-feira (27).

