O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado em 5 de dezembro, em Washington, mas as especulações já começaram após a Fifa confirmar os potes da cerimônia. O Brasil estará no pote 1 como cabeça de chave, ao lado dos países-sede, Canadá, México e Estados Unidos, e de outras potências como Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Com todos os potes definidos, a CNN Brasil simulou o sorteio usando a plataforma “Draw Simulator”. No cenário gerado, a Seleção Brasileira ficaria no Grupo E ao lado de Coreia do Sul, Noruega de Erling Haaland e o vencedor de uma repescagem europeia. Caso a Itália avance, o grupo se tornaria um possível “grupo da morte”; se outra seleção europeia se classificar, como Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia, o nível de dificuldade diminuiria.
A simulação apontou ainda que a Argentina teria um grupo teoricamente mais fácil, enfrentando Áustria, Panamá e Gana. Outros confrontos de peso sugeridos pelo simulador seriam Alemanha x Croácia no Grupo J e Portugal x Uruguai no Grupo L.
No total, 12 grupos foram gerados com combinações envolvendo seleções de todos os continentes, incluindo participantes definidos por repescagens continentais e intercontinentais.
O sorteio oficial, no entanto, só definirá os confrontos reais em dezembro, quando será conhecido o caminho de cada seleção rumo ao Mundial de 2026.

