Blog do Moisés Dutra
Mundo

Rússia ameaça bloquear totalmente o WhatsApp; saiba os motivos

O órgão estatal de vigilância das comunicações da Rússia ameaçou, nesta sexta-feira, bloquear totalmente o WhatsApp caso o aplicativo não cumpra a legislação russa. A informação foi divulgada por agências de notícias internacionais.

Em agosto, a Rússia já havia começado a limitar chamadas no WhatsApp e no Telegram, ambos de propriedade estrangeira, acusando as plataformas de não colaborarem com autoridades policiais em investigações envolvendo fraude e terrorismo.

Nesta sexta-feira, o órgão regulador Roskomnadzor reiterou que o WhatsApp continua descumprindo as normas russas destinadas a prevenir e combater crimes. Segundo a agência Interfax, o órgão declarou: “Se o serviço de mensagens continuar a não cumprir as exigências da legislação russa, ele será completamente bloqueado.”

O WhatsApp rebateu as acusações e afirmou que Moscou está tentando restringir o acesso de milhões de russos à comunicação segura. Paralelamente, autoridades russas vêm promovendo o MAX, um aplicativo rival apoiado pelo Estado. Críticos alegam que a plataforma poderia ser usada para rastrear usuários, enquanto a mídia estatal nega qualquer irregularidade.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais