Blog do Moisés Dutra
Investigação

Prescrição de adrenalina para Benício não teve supervisão farmacêutica, revela CRF

O Conselho Regional de Farmácia (CRF) realizou uma vistoria no Hospital Santa Júlia e apontou irregularidade na dispensação da dose de adrenalina destinada a Benício Xavier. Segundo o órgão, não houve acompanhamento de um farmacêutico no momento da entrega do medicamento, o que contraria normas legais e de segurança previstas para o exercício da profissão.

A ausência de profissional habilitado na dispensação pode configurar falha grave, já que a presença do farmacêutico é obrigatória para garantir a correta orientação sobre o uso, riscos e conservação de medicamentos, especialmente em casos de substâncias de uso controlado ou emergencial. 

A vistoria revelou ainda que o hospital não tem farmacêutico para fazer análise prévia das prescrições médica nem no pronto-socorro da unidade e nem no centro cirúrgico porque o Santa Júlia atua com o quadro de profissionais reduzido.

O CRF ainda está realizando a análise da vistoria e em breve deve encaminhar o relatório com as irregularidades para a polícia. O órgão já informou que a atuação de farmacêutico é indispensável para garantir a segurança dos pacientes e o hospital deverá responder pela irregularidade.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais